Dúvidas

Sim. O excesso de água pode prejudicar alguns exames de urina, mas não interfere no jejum. Atenção, pois suco, refrigerante, café, chá, etc. não podem ser ingeridos!!!

Para cada tipo de medicamento há uma recomendação. O ideal é solicitar a orientação ao seu médico.

Sim, em alguns exames como o de colesterol, glicose e triglicérides o jejum é indispensável. Por exemplo, se um paciente sem história de triglicérides alto comer nos dias anteriores ao exame alimentos muito gordurosos, como pizza, feijoada e churrasco, poderá apresentar um resultado de triglicérides falsamente elevado.

Sim, em alguns exames como o de glicose e CK, por exemplo, a atividade física anterior à realização dos exames, ou em excesso, pode alterar os resultados.

Isso acontece porque ocorre um extravasamento de sangue para fora da veia e é chamado de equimose. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas e delicadas; compressão insuficiente no local da punção; e uso de alguns tipos de medicamentos. Tais intercorrências não representam manifestações clínicas de importância e podem ser evitadas através de compressão local por 5 minutos e com elevação do braço nos primeiros 2 minutos. Pacientes que tomam anticoagulantes devem comprimir

Normalmente não, pois o procedimento dura segundos. Mas isso vai depender da sensibilidade de cada paciente.

Mal estar geral caracterizado por tonturas e sudorese podem ocorrer em decorrência do jejum e da tensão emocional, que advém da coleta de sangue. Quando tais sintomas ocorrerem, o cliente deve sentar-se e procurar o atendimento dos bioquímicos. Pacientes idosos e crianças devem vir acompanhados para a coleta.

Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é importante que o médico tenha conhecimento do período do ciclo em que seu exame foi realizado. Já exames de urina podem sofrer interferência.

Sim. Alguns exames, inclusive, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. Mas por cautela, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.

Não é aconselhável, pois se forem testes de agregação plaquetária e curva glicêmica, por exemplo, o resultado pode ser alterado.

O exame é realizado, preferencialmente, no sangue e não é necessário jejum para a coleta.